Descubra o verdadeiro significado de broderagem. Veja como a amizade masculina pode transcender rótulos e promover uma conexão genuína baseada em respeito e liberdade.
Broderagem: A amizade masculina redefinida
Você já ouviu falar em broderagem? O termo é relativamente novo e possui alguns significados bem diferentes uns dos outros. Na maioria das vezes, broderagem é uma amizade entre homens, cheia de confiança, suporte e algum tesão. Mas convidamos você a ir além dos clichês e refletir um pouco sobre a criação desse termo! O mais importante é você saber que a broderagem fala sobre a forma como homens se relacionam afetivamente com outros homens.
O que exatamente é Broderagem?
Inicialmente, o termo foi utilizado pela comunidade gay brasileira para designar relações sexuais entre dois homens que não tivessem nenhuma conexão emocional, o famoso sexo sem sentimento. Aliás, vale lembrar que o termo vem de bromance, uma palavra utilizada nos Estados Unidos para se referir a amigos homens que acabam desenvolvendo um romance.
Contudo, diferente de bromance, broderagem não tem nada a ver com relacionamento amoroso: na maioria das vezes, está ligado a sexo. Vivemos em uma sociedade que muitas vezes reprime comportamentos que fazem parte da nossa identidade. Por este motivo, um dos significados de broderagem serve para se referir a um encontro sexual entre dois homens heterossexuais. O termo está muito ligado à uma prática sexual que seja velada, feita às escondidas, em que ninguém conversa sobre os desejos ou sobre como se sente depois que acontece. É uma prática que reafirma os ideais masculinos heterossexuais, como se o sexo fosse só pra “ajudar um amigo a se aliviar”.
Na broderagem, os dois homens héteros envolvidos costumam ser amigos que têm momentos sexuais compartilhados. Pode ser um ménage, orgia, ou algo entre os dois. É aquele laço inquebrável que existe entre amigos, onde não só as risadas são compartilhadas, mas também os momentos de vulnerabilidade, alegrias e porquê não, o tesão também!
Além disso, pode parecer confuso, mas a palavra também é utilizada para falar só de amizade. Por exemplo, na expressão “faz isso pra mim na broderagem?”. Ou seja, pode ser usada em alguns contextos sem nenhuma conotação sexual, enfatizando o laço de amizade entre os amigos. Nessa definição do termo, a broderagem nada mais é do que uma forma que homens possuem de expressar seus afetos que não são sexuais e nem românticos. Isso é muito importante de ser incentivado, afinal, homens não são encorajados a expressar suas emoções com outros homens.
Quais são os limites da Broderagem?
Uma broderagem envolve um relacionamento entre homens que não tenham envolvimento romântico, esse é o principal limite do termo.
Mas se você acha que o seu relacionamento com um amigo ou parceiro sexual, poderia evoluir para uma relação amorosa, não tem problema! Converse com ele, o mais importante de qualquer amizade é ter espaço para falar o que sente e ter a liberdade de ser quem você é.
Aqui na Good Vibres nós falamos sobre sexualidade, bem-estar e safadeza sem querer rotular ninguém! Sentir tesão ou se apaixonar por um amigo é normal e não deve ser visto como algo negativo ou vergonhoso. Desde que haja respeito mútuo e consentimento, contato físico, carinho, afeto e sexo podem fazer parte de uma amizade.
Vale lembrar que não é só porque vocês sentem tesão um pelo outro que a amizade precisa evoluir para um relacionamento amoroso, existem muitas formas de se experienciar uma amizade, um relacionamento sexual e até mesmo um relacionamento amoroso. O mais importante é encontrar algo em que os dois se sintam confortáveis. Vocês podem ter se beijado ou transado algumas vezes e só continuarem amigos.
Broderagem e homossexualidade: Desvendando mitos
Vale pensar que a necessidade de existência desse termo mostra como a masculinidade tóxica tem efeitos negativos nos relacionamentos entre homens. Momentos afetivos entre homens heterossexuais não devem ser tabu. Amigos podem expressar carinho independente de sua orientação sexual, e isso não altera a natureza de sua amizade. Se você é carinhoso com seus amigos já deve ter ouvido piadas a respeito da sua orientação sexual. Mas lembre-se: não é porque você gosta de abraçar seu amigo ou falar que o ama que você é gay. Você é só uma pessoa que sabe expressar os seus afetos de maneira positiva!
Vale reforçar que sentir desejo e atração por uma pessoa do mesmo gênero não é algo ruim. Negar a homoafetividade por medo de se assumir gay ou bi é um reflexo da sociedade que vivemos. Por isso, como a broderagem se refere a sexo entre homens heteros, o termo pode ser usado para esconder homens que sentem atração por pessoas do mesmo gênero, mas não querem assumir para si mesmos e para os outros.
Mas se você já transou com seu amigo e não se identifica como homossexual ou bissexual, tudo bem! A sexualidade humana não cabe em caixinhas rotuladas, ela é muito complexa e super fluida!
Contudo, te convidamos a pensar na bissexualidade como orientação sexual. Você sabia que a bissexualidade possui um enorme espectro? Uma pessoa bissexual não se atrai 50% por um gênero e 50% por outro gênero. Além disso, é possível sentir atração só sexual por um gênero, e atração romântica por outro gênero. É comum acharem que um homem que beija outro homem é necessariamente gay, mas a orientação sexual bissexual existe e merece ser respeitada! Falamos um pouco das (microagressões contra pessoas LGBTQIAP+) aqui 28/06 Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+.
Encerrando o papo
A broderagem é uma celebração da amizade em sua forma mais pura e livre. Não se preocupe se algo que está fazendo é broderagem ou o que vão pensar de você. Expresse seus desejos e seu amor pelos seus amigos! Na Good Vibres, valorizamos a diversidade e a autenticidade em todas as relações.
Aproveitando o tema, aproveitem para conhecerem o nosso mais novo lançamento, o EGG masturbador.